26.10.16

SAÚDE: DIABETES


Sempre ouvimos falar porém nunca achamos que vai acontecer com alguém próximo imagine então se sonhamos que vai acontecer alguma coisa com nós mesmo. O motivo da complicação na saúde do Fernando se deu à partir da Diabetes, uma doença silenciosa que pode matar, mas antes disto acontecer ela pode cegar e amputar membros inferiores e superiores. Mas antes precisamos saber o que é? Como tratar?

Então vamos lá:

O que é diabetes? 

Diabetes é uma doença crônica, na qual o corpo não produz a quantidade necessária de insulina que possa suprir a necessidade do corpo.


Mas o que é insulina?

Insulina nada mais é do que o hormônio que controla a quantidade de glicose no sangue.

O hormônio da insulina é responsável para poder distribuir adequadamente a glicose, que o corpo obtém através dos alimentos, como fonte de energia. Quando a pessoa tem diabetes, ela não produz ou não consegue utilizar adequadamente este hormônio, fazendo com que a taxa de glicose no sangue fique alta - hiperglicemia, que conhecemos como diabetes. Se este quadro permanecer por longos períodos, poderá haver danos em vasos sanguíneos, nervos e órgãos.

Como diagnosticar?


Com uma simples gotinha de sangue já e possível saber se há alguma alteração na taxa de glicemia, caso a alteração seja considerável, será necessária a realização de outros exames específicos e mais profundos. 

Para que o medico tenha certeza do resultado e possa começar o tratamento adequado e realizado um exame oral de tolerância à glicose, mais conhecido como Curva Glicêmica (onde são coletadas amostras de sangue em um tempo determinado, geralmente de 30 em 30 minutos, no intervalo deste tempo o paciente deve ingerir um xarope de glicose), onde os resultados são dispostos em um gráfico que permite o diagnostico preciso.

Como tratar?

O primeiro passo para tratamento de sucesso é a alimentação restrita de calorias e abstinência de açucares simples, perda de peso e mais atividade física, mas este conjunto nem sempre é o suficiente para fazer descer os níveis de glicemia no sangue. Algumas pessoas precisam de uma ajuda extra, através do remédio que o médico prescrever.


Lembrando que só cheguei a este nível de conhecimento através de pesquisas e conversando diretamente com os médicos, NUNCA deixe de consultar um médico, afinal somente eles podem indicar o que deve fazer e orientar qual a melhor opção de tratamento para cada pessoa diagnosticada com Diabetes. Só sei que aqui em casa já começamos a fazer isto... e está dando resultados positivos. 



Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
© Fabiana Eggert - 2015. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Cute Design.
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo